Cartão de Natal artesanal: mãos que criam e recriam laços de amizade
O hábito de enviar cartão de Natal surgiu na Inglaterra do século XIX, em substituição às cartas de Boas Festas. Foi uma maneira de simplificar a mensagem, colocando uma imagem e uma frase mais curta, para economizar tempo. Desde então, enviar cartão de Natal para familiares, amigos e clientes tornou-se uma forma de agradecimento e celebração que marcava o fim do ano.
Até o ano 2000 mais ou menos, costumávamos enviar cartões pelos Correios já no mês de novembro, para que pudessem chegar à tempo de transmitir votos de boas festas, além de servirem de elementos decorativos às árvores natalinas.
No entanto, com a popularização da internet e a comunicação digital, as pessoa começaram a simplificar ainda mais as mensagens e enviar cartões digitais por e-mail, ou mesmo mensagens de texto pelas redes sociais. Houve uma grande diminuição na demanda e produção de cartões natalinos, e enviar cartão de Natal caiu em desuso. Hoje em dia, não sabemos nem o número de telefone dos familiares e amigos, o que dirá o endereço!
Porém, há quem mantenha a tradição, pois o toque do papel nunca vai ser o mesmo do toque da tela...
Faça você mesmo!
Fazer um cartão de Natal com as próprias mãos, colocando seu estilo e criatividade é um ato, não de resistência à tecnologia, mas de amor ao artesanal. E é mais fácil do que parece!
Os carimbos podem ser grandes aliados para quem acha que "não tem coordenação motora" e não sabe desenhar. Ah, e nem precisa usar carimbo especificamente natalino!
Pois é, isso mesmo! Dá para usar os carimbos do dia-a-dia, esses que você já usa para o seu journal ou artesanato... É só usar a imaginação para perceber que muitos materiais que você tem em casa podem ser combinados e ressignificados.
E, por falar em ressignificar... Que tal dar um novo significado velho hábito de enviar cartões neste Natal?
O cartão de Natal não é só para desejar Feliz Natal e Próspero Ano Novo para quem esteve ao nosso lado durante o ano, mas pode ser legal para reconectar amigos que não vemos há um tempão. O cartão de Natal pode ajudar a expressar amizade e tornar as velhas histórias vivas de novo!
Afinal, Natal é sobre celebrar a Vida, não é mesmo?
Ao invés de bolinhas de Natal, você pode usar os carimbos Textura 3, Textura 4 ou ainda o carimbo Mini-Tag com Laço.
E, ao invés de flores natalinas, que tal usar a exuberante Peônia?
Para complementar, também foram usados os carimbos: Bordas 3, Alfabeto 4, Alfabeto 5 e Manuscrito Vida.
Créditos: cartões e imagens produzidas por membros do Time Criativo Lilipop: @iane_lipatin ; @scrap_artes_e_tao ; @scrapvitu
Meu Carrinho
R$ 200.00 em compras.